Entre em contato com um de nossos especialistas!

Tudo sobre o relatório de impacto ambiental em Campinas

Escrito por: Comdominium

Se você está envolvido com algum projeto que possa afetar o meio ambiente, provavelmente já ouviu falar sobre o Relatório de Impacto Ambiental em Campinas ou em qualquer outra região.

Comdominium  Arquitetura e Engenharia

Também conhecido como RIMA, esse documento é fundamental para avaliar os impactos ambientais de uma atividade ou empreendimento e para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas para minimizar esses impactos.

Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o RIMA em Campinas.

O que é o Relatório de Impacto Ambiental em Campinas?

O RIMA é um documento técnico que tem como objetivo avaliar os impactos ambientais de uma atividade ou empreendimento, seja ele público ou privado, que possa afetar o meio ambiente. 

No caso em específico, trata-se do documento emitido para empreendimentos de construção realizados especificamente para a cidade de Campinas.

Ele é uma ferramenta essencial para que as medidas necessárias sejam tomadas para minimizar os impactos e preservar a qualidade de vida da população e a biodiversidade da região.

Em Campinas, o RIMA é regulamentado por diversas leis, sendo a principal a Lei 6.938, de 31/08/81, que estabelece as diretrizes e procedimentos para a elaboração do documento e normas de cuidado com o meio ambiente ao elaborar obras públicas.

Inclusive, a elaboração do Relatório de Impacto Ambiental em Campinas é obrigatória para diversas atividades, sendo mais amplamente aplicada para empreendimentos que se enquadrem nas categorias de grande porte, como:

  • Indústrias;
  • Usinas de energia;
  • Rodovias;
  • Prédios públicos;
  • Ou com alto impacto na região.

O RIMA deve ser elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, que deve contemplar especialistas de áreas, como biologia, geologia, engenharia, entre outras.

O documento deve ser baseado em estudos ambientais realizados na área de influência do empreendimento e deve avaliar os impactos ambientais diretos e indiretos, bem como as medidas preventivas e mitigadoras que serão adotadas.

Como é feita a elaboração do Relatório de Impacto Ambiental em Campinas 

A elaboração do RIMA em Campinas segue um processo bem definido, que inclui duas etapas principais. Os estudos ambientais preliminares e a elaboração do diagnóstico ambiental.

Assim, antes de elaborar o Relatório de Impacto Ambiental em Campinas, é necessário realizar estudos ambientais preliminares na área de influência do empreendimento.

Esses estudos têm como objetivo coletar informações sobre a região, identificar possíveis impactos ambientais e avaliar a viabilidade do projeto. Os estudos podem incluir análises:

  • Geológicas;
  • Hidrológicas;
  • Biológicas;
  • Socioeconômicas.

Com base nos estudos ambientais preliminares, é possível elaborar um diagnóstico ambiental da área de influência do empreendimento.

Esse diagnóstico deve identificar os elementos do meio ambiente que poderão ser afetados pelo empreendimento e avaliar os impactos ambientais potenciais, bem como medidas minimizem os impactos e/ou para recuperar a área.

Quem é responsável pela elaboração do RIMA em Campinas?

A elaboração do Relatório de Impacto Ambiental em Campinas é de responsabilidade do empreendedor que deseja realizar uma atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.

Ou seja, o empreendedor deve contratar uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais qualificados e capacitados, para a elaboração do RIMA.

A COMDOMINIUM Arquitetura & Engenharia oferece serviços completos para a realização de empreendimentos, desde o planejamento até a finalização da obra.

Atuamos na região metropolitana de Campinas e oferecemos projetos de arquitetura, engenharia, AVCB, CLCB, assessoria para síndicos e laudos técnicos de vícios construtivos.

Contamos com uma equipe altamente qualificada, composta por engenheiros e arquitetos legalmente habilitados pelos conselhos de classe CREA/SP e CAU/SP.

Nossos profissionais são capacitados e experientes para oferecer inovação, segurança e redução de custos aos nossos clientes.

Na COMDOMINIUM, estamos comprometidos em oferecer um serviço de qualidade, sempre respeitando o meio ambiente e atendendo às necessidades específicas de cada cliente. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.


Sobre o autor

A COMDOMINIUM Arquitetura & Engenharia atua no ramo da construção civil e somos especialistas em assessoria para síndicos, na elaboração de projetos arquitetônicos, na prestação de serviços de engenharia e atuação em construção civil em geral.


  • Bosque
  • Botafogo
  • Cambuí
  • Centro
  • Guanabara
  • Vila Itapura
  • Vila Industrial