Entre em contato com um de nossos especialistas!

O que é licenciamento ambiental em Campinas?

Escrito por: Comdominium

O Licenciamento Ambiental em Campinas é um procedimento obrigatório para empresas que desejam realizar atividades que possam causar impacto ambiental, como construções, empreendimentos imobiliários e atividades agropecuárias.

Comdominium  Arquitetura e Engenharia

Em Campinas, o Licenciamento Ambiental é regulamentado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável por avaliar e conceder as licenças necessárias para a realização dessas atividades.

Tipos de Licenciamento Ambiental em Campinas

De modo geral, existem três tipos principais de Licenciamento Ambiental em Campinas. São elas:

  • Licença Prévia (LP);
  • Licença de Instalação (LI);
  • Licença de Operação (LO).

A Licença Prévia é a primeira etapa do processo de Licenciamento Ambiental e deve ser solicitada antes do início de qualquer atividade que possa causar impacto ambiental.

Nessa fase, é avaliado se a empresa possui condições técnicas para realizar a atividade de forma ambientalmente adequada. A Licença Prévia tem validade de até 5 anos.

Já a Licença de Instalação é concedida após a empresa apresentar os projetos e planos necessários para a realização da atividade

Essa licença autoriza o início da construção ou instalação do empreendimento e tem validade de até 2 anos.

Por fim, a Licença de Operação é a última etapa do processo de Licenciamento Ambiental e é concedida após a verificação de que a empresa está cumprindo todas as exigências ambientais estabelecidas nas fases anteriores.

Essa licença autoriza o início das atividades e tem validade de até 4 anos.

Conheça mais detalhes acerca dos tipos de licença ao longo do próximo tópico.

Diferenças e protocolos para cada licenciamento ambiental em Campinas

Para solicitar licenciamento ambiental em Campinas prévio, é necessário apresentar um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) ou Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que devem ser elaborados por uma empresa especializada.

Além disso, é preciso apresentar outros documentos, como a descrição da atividade, o cronograma de execução e a planta do empreendimento. Isso para que as informações sejam avaliadas e os riscos sejam compreendidos e minimizados.

Durante a análise do pedido de Licença Prévia, a Secretaria pode solicitar informações adicionais ou realizar vistorias no local para verificar as condições ambientais.

Após a análise do pedido, é emitido um parecer técnico, que pode: aprovar, aprovar com condicionantes, ou indeferir a solicitação.

Já para solicitar a Licença de Instalação em Campinas, é necessário apresentar o projeto completo da atividade, com as informações necessárias para avaliar o impacto ambiental e as medidas para minimizá-lo.

Além disso, é preciso apresentar documentos como a Licença Prévia e as autorizações de outros órgãos públicos.

Durante a análise do pedido de licenciamento ambiental em Campinas para instalação, a Secretaria do Meio Ambiente pode solicitar informações adicionais ou realizar vistorias no local para verificar as condições ambientais.

Por fim, para solicitar a Licença de Operação em Campinas, é necessário apresentar os relatórios técnicos e de monitoramento que comprovem o cumprimento das condicionantes estabelecidas nas fases anteriores do Licenciamento Ambiental.

Além disso, é preciso apresentar documentos como a Licença de Instalação e as autorizações de outros órgãos públicos.

Assim como nos demais casos, após a análise do pedido, é emitido um parecer técnico, que pode aprovar, aprovar com condicionantes ou indeferir a solicitação.

Como obter Licenciamento Ambiental em Campinas?

Para obter o Licenciamento Ambiental em Campinas, o primeiro passo é procurar a Secretaria, Prefeitura ou outro órgão regulador e solicitar a Licença Prévia.

É importante ter em mente que o processo de Licenciamento Ambiental pode ser longo e complexo, pois envolve a análise de diversos aspectos técnicos e ambientais.

Por isso, é bastante válido contatar uma consultoria ambiental especializada para auxiliar no processo de Licenciamento Ambiental.

Essa consultoria pode elaborar os estudos e relatórios necessários, bem como orientar a empresa sobre as medidas ambientais que devem ser adotadas para minimizar os impactos da atividade.

Além disso, é importante que a empresa esteja sempre em dia com as obrigações estabelecidas conforme o licenciamento ambiental em Campinas concedido, realizando o monitoramento constante do impacto ambiental da atividade e adotando as medidas necessárias para preservar o meio ambiente.

Para obter o Licenciamento Ambiental em Campinas, é fundamental contar com uma empresa especializada em assessoria ambiental, como a Comdominium Arquitetura & Engenharia. 

Nossa equipe de profissionais experientes e qualificados está pronta para oferecer todo o suporte necessário na elaboração do processo de licenciamento, desde a análise e diagnóstico ambiental até a elaboração dos estudos e relatórios exigidos pelos órgãos competentes. 

Além disso, nos responsabilizamos pela interação com os órgãos ambientais, garantindo a conformidade legal. 

Ao escolher a Comdominium, você tem a tranquilidade de contar com uma empresa comprometida com a preservação do meio ambiente e o cumprimento das normas ambientais. 

Não perca tempo, entre em contato conosco e garanta o Licenciamento Ambiental em Campinas de forma eficiente e confiável.


Sobre o autor

A COMDOMINIUM Arquitetura & Engenharia atua no ramo da construção civil e somos especialistas em assessoria para síndicos, na elaboração de projetos arquitetônicos, na prestação de serviços de engenharia e atuação em construção civil em geral.


  • Bosque
  • Botafogo
  • Cambuí
  • Centro
  • Guanabara
  • Vila Itapura
  • Vila Industrial